15 novembro 2015

Você É O Próprio Universo Em Expansão!

"Às vezes a gente posta um pensamento, uma frase de efeito qualquer, recebe uma porção de joinhas e nenhum comentário com ideias contrárias... Aí a gente tende a pensar que aquilo e mesmo uma verdade inquestionável"

Na impossibilidade de poder comentar ou contra-argumentar todas as citações, pensamentos e similares que encontro nas redes virtuais em que socializo e, ao mesmo tempo, com o intuito de cutucar o entendimento de alguns amigos, resolvi explanar uma visão sobre o caso em questão.

Direto ao ponto. Tô pra ver alguma citação, pensamento, aforismo, poesia, charge, ditado popular, chavão, proverbio, conselho da vovó, frase de efeito, crítica jornalística, comentário caloroso etc, que sejam verdades incontestáveis e que se encaixem em todos os contextos. 

Embora toda citação possa servir como reflexão e parâmetro para analisar situações diversas, sustento que todas elas sejam nada mais que sugestivos pontos de vista, opinião, interpretação da realidade. Citações fora do contexto em que foram ditas já não possuem o mesmo valor. 

Portanto, o mundo poderia ser dividido em: de um lado, quem acredite em verdades absolutas e, de outro lado, quem acredite na relatividade das coisas.

Em sentido básico, verdade é aquilo que condiz com a realidade dos fatos, o que a torna bastante discutível devido as possibilidades de versões diferentes. Cada um pode viver com suas próprias verdades usuais, não necessariamente verdades absolutas. 


Verdade absoluta seria aquela que não deixa sombra de dúvidas, nem margens a interpretações diversas.

Talvez, as leis da matemática, consideradas certas e indisputáveis, bem como as leis da natureza que sempre estiveram e sempre estarão presentes no cosmos sejam tais verdades. Ou, quem sabe, a afirmação de que tudo é relativo, inclusive o relativismo.

Não confunda relativismo com a teoria da relatividade de Einstein, a qual deveria se chamar teoria da invariância. Dizem que o próprio Einstein gostaria de te-la mudado de nome.

Acredito que sempre será possível encontrar boas razões tanto para admitir ou para recusar qualquer opinião que seja. Sendo que nem sempre os pontos de vistas mais úteis prevalecem. Aquilo que é pregado com mais inteligência força e poder acaba predominando numa sociedade em que o controle está nas mãos de poucos. 

Então deixo uma bela reflexão atribuída a Freud: "nunca tenha certeza de nada, a sabedoria começa com a dúvida" e outra de Nietzsche: "não há fatos eternos, como não há verdades absolutas"
Tal frase tomada ao pé da letra se auto-refutaria, pois os autores não poderiam ter certeza absoluta. O relativismo pode não apontar qual verdade é a verdadeira (por ser o oposto a absolutismo) mas pode ajudar a encontrar a verdade mais útil a partir do momento que provoca a discussão colocando todas, basicamente, em um mesmo pé de igualdade.

Outra boa reflexão, na qual me pauto bastante, seria: "TUDO que vai contra a natureza É mal, TODO o resto É bem"  - atribuída a Paulo Coelho. Restaria a você simplificar toda complexidade do que significa natureza.

E mais essa: "Uma afirmação do tipo "Tudo consiste em...' "ou Tudo é...', a menos que seja empírica, não significa nada, pois uma proposição que não possa ser contrariada ou questionada não contem informação" - Isaiah Berlin -
CONCLUSÃO

Num tempo em que um grande número de pessoas ainda é levado a confundir fato com opinião, baseadas em dicotomias, maniqueísmos e visões polarizadas da realidade, é de grande valia ter em mente que o ser humano é bem mais complexo do que possa divagar o mais imaginário achismo opinatório.

Alguns pensamentos e citações se cristalizam por um período, outros permanecem como verdades temporárias, mas tudo pode mudar. É bem provável que tudo mude o tempo todo no mundo, como uma onda no mar. Aliás, se aprisionar em uma convicção sem nem, às vezes, coloca-la em dúvida é ir de contra o próprio movimento do universo em expansão. Como assim ? Desde que entendemos o universo é isso que vem ocorrendo. Ao menos de acordo coma a teoria prevalecente, o Big Bang. Movimento esse que parece obedecer a uma lei superior, uma consciência que ordena um sentido de refinamento e aperfeiçoamento. (seria Deus ?) Eu diria que tudo isso é "perfeito em suas imperfeições" - ou totalmente simétrico em suas assimetrias, mas poderia ser entendido também como leis naturais do movimento cósmico.

E nós, humanos, portadores de um dos produtos mais sofisticados desenvolvidos por esta Natureza, a mente - não somos apenas resultado dessa expansão evolutiva, mas uma  continuação desse processo que tem o conhecimento como energia propulsora para transcender à consciência superior.

Mais uma citação. Provavelmente uma adaptação. Circulou muito nas redes sociais sem ninguém questionar devido, também, ao peso do autor a quem normalmente é atribuída, Albert Einstein:

"A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original"

"De vez em quando a mente do homem é esticada por uma ideia nova ou sensação e nunca mais se reduz às suas antigas dimensões" - Oliver Wendell Holmes Sr -1858
Livro: Criação Imperfeita - Marcelo Gleiser 

Outra inspiração: Singularidade Ponto Zero/Evolução Da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário