17 março 2014

Bíblia Do Diabo, O Livro Alienígena

PRIMEIRO RETRATO DO PRÍNCIPE DAS TREVAS?

Reza a lenda que, no século XIII, região hoje República Checa, um monge foi condenado a morte por grave infração às regras de um mosteiro. Ser emparedado vivo era a sentença.

Para tentar escapar da condenação, propôs um trato com seus superiores no qual produziria uma cópia, a mão, da Bíblia em apenas uma noite, em troca do perdão. 

Diante da impossibilidade de realizar o feito, suplicou ajuda ao Diabo, fez um pacto e vendeu sua alma. O Monge conseguiu concluir a Bíblia e, como agradecimento, pintou uma extravagante imagem do Tinhoso no interior da Bíblia. 

Por esta lenda e também pela imagem realmente presente em tal Bíblia, o Codex Gigas (Livro gigante), ficou conhecido também como a Bíblia do Diabo.

O Codex Gigas possui 90 cm de altura por 50 cm de largura, 20 cm de altura e 75 Quilos, é o maior manuscrito Medieval existente no mundo, e se encontra hoje restaurado na Biblioteca Real de Estocolmo, capital da Suécia. Pesquisas indicam que o livro pode ter sido escrito, realmente, por um único escriba que teria vivido praticamente para escreve-lo e teria se lamentado por isso. 

No final, uma dedicatória: "Hermanus Inclusus" (Herman, o recluso) ou ainda- (Herman o enclausurado). Possivelmente, sua condenação foi ficar enclausurado até finalizar o livro.

Toda essa estranheza em torno da real origem do livro ainda deixa muita gente intrigada.

OUTRA VERSÃO PARA A HISTÓRIA
Poderia o livro ser alienígena?

Na "verdade", o Capeta teria sido sacaneado em seu primeiro retrato. Saiu feio, porém engraçado, além de não assustar ninguém. Ainda saiu com uma cueca que mais parece uma frauda de bebê com pintinhas rosa. A Bíblia do Diabo teria sido confeccionada por Yahweh Grttwanm (Deus), em um mundo distante, para destruir a imagem de Lúcifer Grttwanm (o Diabo) aqui na Terra, onde mantinham negócios.


Essas e outras versões para alguns pontos curiosos da história Judaico-Cristã, você encontra no excelente Livro EU NÃO GOSTO DE ATEUS, de Melik Silva Brün. Literalmente uma viagem com muito conteúdo informativo, turismo, reflexões, rock, gastronomia, críticas, sobrenaturalidade... Tudo isso com uma pitada de bom humor característico do autor, com o devido respeito aos religiosos. 

O autor mantem, em segundo plano, um diálogo bem divertido com os leitores do livro, desafiando-os para o mundo da interatividade com o auxilio da internet, como uma pequena história dentro da história. 

A criatividade do autor também se destaca nas passagens detalhadas sobre partes obscuras da história da humanidade conhecida, confundido, às vezes, nosso sentido de realidade. Logo no início, nas apresentações do livro, abala o raciocínio e as certezas de muita gente. Dá um frio na barriga quando diz bem sério:

Este livro é baseado em fatos reais...Bilhões de pessoas no mundo creem, de fato,  na existência deles, mas apenas as arrogantes que se auto intitulam ateias, é que não acreditam.

Um comentário:

  1. Problema seu otário. Se você gosta de acreditar em qualquer historinha furada, foda-se.

    ResponderExcluir