08 agosto 2013

Formando Opinião De Verdade

Fala-se muito da Globo, a grande manipuladora das opiniões e controladora dos pensamentos alheios. Isto por ser ela a emissora com maior alcance. Mas precisamos estar atentos com todas as mídias: rádios, jornais impressos, revistas, gibis, elevadores, ônibus, amigo sabe tudo, conselho da vovó, pregação, receita culinária, correio elegante...A internet pode ser ainda mais perigosa pela quantidade de conteúdo informal que se passa por formal, porém útil para internautas munidos de discernimento e senso crítico.
Todas essas fontes de informação são importantes, porém, sempre devemos comparar o maior número possível de fontes distintas antes de formar nossa opinião. Lembrando que não existe opinião certa, mas sim a que mais agrada a cada um em particular, ou a que resulta em melhor custo-benefício para o momento, e somos livres para muda-la quando julgarmos necessário, sobretudo, devemos acatar com respeito àquilo que for decidido democraticamente.

Em questão de manipulação, em especial a formação do gosto musical, rádios como a Clube FM 105,5 Brasília, podem ser tão mais influentes e arrebatadoras quanto a Globo. Rádios com tamanho alcance bem que poderiam ser mais democráticas. Deveria ser exigido por lei que todas as Rádios executassem um pouco de clássicos da música de todos os tempos e novidades do mundo a fora, assim como a Voz do Brasil deveria ser transmitida na TV em horário nobre. Também traria um bem estar social se os noticiários tivessem por obrigação transmitirem uma parte de notícias boas e inspiradoras. 

"Só se é fecundo pelo preço de se ser rico em oposições"(Nietzsche)

Sem a democratização na divulgação dos conhecimentos não pode haver expansão dos pensamentos, não há evolução das ideias.
Observe que as pessoas precisam ter acesso e absorver o máximo possível de elementos diferentes para que assim possam ter conteúdo para produzirem algo novo e melhor. 
Não que seja sempre ruim tudo o que é transmitido pelas grandes mídias por objetivos principalmente lucrativos, não. Mas existem muitos outros conteúdos para serem conhecidos. 

Dentre os elementos que mais manipulam comportamento do povo brasileiro podemos destacar a mídia em torno do futebol. Futebol é um lindo esporte, porém, muitas pessoas chegam a dar tão mais importância á uma empresa (Clube de Futebol) do que ao próprio futebol(esporte). Torcem pelo bom desempenho  daquela empresa, sem se importarem tanto em não usufruírem dos benefícios. A maioria se contenta em vê-la "ganhar". Acredito que seja um dos melhores negócio do mundo. Há quem lute literalmente até a morte por essas empresas. Isso talvez seja um dos mais cegos fanatismos sustentadores de impérios.


É um sábio hábito contestar as informações, separar fatos de opiniões. Repare no tom das informações! A verdade é uma virtude, uma amiga, ela não anda acompanhada de ódio nem pretende te ridicularizar. Quem está com a Razão torna-se automaticamente responsável por quem não está com ela. É preciso ter cautela com ideias raivosas, repetitivas, inflexíveis e generalistas. Generalizar é sinônimo de injustiça, é um erro. Consideremos que o ser humano é mais complexo do que possa imaginar nosso mais bizarro achismo. Mesmo as pessoas com as mentes mais brilhantes, as quais admiramos, também falam bobagem às vezes. 

À medida em que adquirimos conhecimento dominamos o mundo, ou seja, adquirimos o controle do nosso viver. Não precisamos estar por dentro de todos os assuntos nem ter uma opinião sobre tudo, porém, um pouco de leitura faz muita diferença, além de fazer bem pra saúde. Não se preocupe em colecionar livros e revistas. Dizem que podemos ler apenas um livro e mudar o mundo. Eu diria que podemos ler um panfleto de rua e mudar nosso mundo também.





Por último, sugiro que siga seus sentidos, siga o coração, o termômetro capaz de reconhecer onde existe amor, pois o amor é substância fundamental construtora das boas coisas. E ainda assim, não se prenda à definições, tudo é contexto e ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário