16 outubro 2015

Você é Contra O Mal Ou A Favor Do Bem ?


Toda vez que alguém tenta pôr em prática alguma ideia inovadora pra tentar tornar o mundo um lugar um pouco mais democrático cria-se uma enorme polêmica. Então surge um monte de gente sendo contra e outro tanto sendo a favor.

Casamento gay, cotas raciais, bolsa família, auxílio reclusão, livre armamento, maioridade penal, maconha... estão entre  as discórdias mais em evidência na atualidade.

Complicado é que muitos dos que se posicionam contra, geralmente, permanecem estagnados e não propõe nenhuma ideia diferente, não têm sugestões e muitas vezes nem querem discutir o assunto.



imagem extraída do blog Evolução da consciência
Como vi alguém dizer outro dia: "tem muita gente empenhada em apontar aquilo que ela acha de errado nas ideias dos outros do que propriamente tentando colocar a mão na massa e tentar fazer algo na prática". Tem muita gente pessimista por aí.

Observe este outro pensamento: "para nunca avançar na conquista de algo, basta nunca fazer nada, mas o pior vem antes quando nem se discute o assunto"


Embora precisemos ter cuidado, até mesmo com boas intenções, creio que devemos apostar no movimento das coisas, na ação, na tentativa. Ora! O mundo está em constante movimento e o universo continua em expansão. Desde sempre, o mundo vem se transformando, evoluindo, crescendo, mudando. Se há algo a resolver; ficar parado e manter as coisas como estão não pode ser a melhor opção.

É livre o direito de criticar e ser contra qualquer coisa que seja. Mas devemos notar que, no fundo, todos nós temos objetivos semelhantes e, muitas vezes, o mesmo objetivo como humanos: "um mundo melhor". Sonretudo,costumamos discordar quanto aos meios para chegar a este tal "mundo melhor".

Portanto, ao ver pessoas tentando, de alguma forma, fazer algo dentro das regras, pra se aproximarem do desejado objetivo comum - mesmo que você não concorde com  esta forma defendida por estas pessoas - procure ver os pontos semelhantes entre vocês e então, quem sabe, sugerir outras formas pra se chegar ao determinado objetivo.

Muitos, por exemplo, dizem que a maconha deve continuar totalmente proibida, mas os usuários continuam tendo acesso, sempre tiveram e , provavelmente, sempre terão. Coisa similar ocorre com a questão do desarmamento. Dizem também que a miséria tem que acabar, mas o que se tem buscado fazer ? Bom, o bolsa família é alguma coisa e, apesar dos problemas, creio que traz bons benefícios desde que seja fiscalizado.

Se você for apenas contra, pode parecer que você não se importa com quem pensa diferente de você. Isso só nos desune mais. Lembre-se: você pode estar contra as MEIOS, contra os MÉTODOS, não contra as pessoas que, muitas vezes, têm os mesmos objetivos que você.

O sistema de cotas em universidades, por exemplo, é um método - e, você tem o livre direito de discordar, mas ninguém deve dizer que discorda do objetivo de construir um mundo com mais igualdade entre as etnias.


Parece que algumas pessoas temem tanto o mal que não têm tempo para tentar fazer o bem. Talvez o medos as impeça de tentar algo novo. Parecem estar na defensiva, esperando algum acontecimento ruim e se posicionando com armas até os dentes contra algo que desconfiam que poderá causar mal, quando poderiam estar a favor de que ocorra o bem.

Se a diferença entre ser contra o mal e ser a favor do bem ainda não esta visível pra você, considere que não existe mal, mas sim ausência do bem. Assim como a teoria de que não existe escuridão.

Sócrates foi um dos primeiros a pensar o seguinte: ninguém erra, ou faz mal, voluntária e conscientemente.


Entende-se: quando se tem o espírito completamente iluminado em conhecimento, no sentido mais profundo da palavra, equilibrado e com auto-controle, não há espaço para ignorância. O mal simplesmente não ocorre, não existe.

O que poderia acontecer, creio eu, seria apenas algo como um mau com "u" no sentido de ruim, não desejado. E ocorreria apenas por acidente.



Outras Reflexões:

"
Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas." - Lucas 11:34

"A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso"
 - Martin Luther King


"Não se trata apenas de uma luta entre o ego e o desapego, entre aquilo que a gente quer ser e aquilo que os outros esperam que a gente seja. Definitivamente, não é uma batalha entre o bem e o mal, mas, fundamentalmente, uma guerra entre o conhecimento e a ignorância, entre a consciência e a inconsciência, pois o que é o mal senão a ausência de luz ?"


Trecho normalmente atribuído a Prem Abodha:





Nenhum comentário:

Postar um comentário