23 junho 2011

Origem E O Surgimento Do Reggae



Reggae surgiu na Jamaica no final da década de 1960 e teve como base, sonoridades Afro-caribenhas e o Rhythmblues Americano. Sua origem está mais ligada desaceleração do Ska. Durante esse processo de cristalização  foi conhecido como Rocksteady.











Ska surgiu no final da década de 1950, quando músicos jamaicanos juntaram ideias do Mento e outras sonoridades caribenhas como o Calipso  e  agregaram elementos do Rhythmblues Americano.


Conhecido também como R&B, o Rhythmblues foi fortemente influenciado pelo Jazz, sendo considerado a versão Negra precursora do Rock and Roll



   


Mento é uma espécie de música rural folclórica Jamaica. Foi baseado em tradições musicais trazidas pelos escravos africanos. Agregaram elementos, como o Cajón, Violão e Banjo,se caracterizando pela sonoridade acústica. 



Basicamente falando, quando os músicos passaram a tocar Ska mais lentamente, alguns dizem que poderia ter sido devido ao calor ou aos efeitos calmantes da maconha , surgiu um novo formato musical, o Rocksteady. 
           
                      
É a fase mais elegante e charmosa do que viria a se chamar Reggae. É a fase dos ternos onde brilham os trios vocais. Sem tranças ou filosofias religiosas, buscavam o glamour com a simples finalidade de soar agradável. As principais características musicais do  Reggae que conhecemos hoje, já podem ser identificadas ainda nesta fase. Músicos e entendedores do assunto denominam as canções produzidas nessa fase como o verdadeiro Reggae Roots. 

Lee Perry - Referência no
 desenvolvimento do Reggae
Em seguida, alguns músicos e produtores experimentaram uma batida mais manhosa, pitadas de efeitos  sonoros e influências Hippe, nasce o termo Reggae, entra em sena a filosofia religiosa, as tranças, as cores e a militância.  

De algumas experiências de remixagem , surge também o Dub, e com os DJs jamaicanos, as primeiras rimas ao som de uma música base, o que pode ser considerado os primeiros passos do RapO termo Reggae” nasceu mais provavelmente de uma onomatopeia dos sons da guitarra e do órgão, porém, existem outras versões de com teria surgido. 

A partir de 1968 as primeiras gravações, já denominadas  Reggae, foram feitas enquanto algumas artistas estavam em transição para o novo estilo. Destaques: The Maitlals, BeltonesDesmond Dekker e o americano Johnny Nash, o primeiro a emplacar um sucesso nos EUA, a música era Hold Me Tight. Mas é nos anos 1970 que o Reggae  começa a ganhar mais atenção.                                                             


Jimmy Cliff, protagoniza, junto com outros artistas da Ilha, o filme the harder they come, o que ajudou a difundir o Gênero. 


The Weilers com Bob MarleyPeter Tosh e Bunny Wiler  agregam ao seu som arranjos mais pro lado do Rock, que era o Pop na época. Lançam o Álbum Catch Fire  em 1973 direcionando sua música para o público moderado de Rock. Em seguida lançam o album Burnin.

Ourtos músicos como Jimmy cliff, Jacob Miller e o Inner Cilcle também experimentaram o sentido de globalização na música, buscando elementos para popularizarem o som reggae.  





Em 1974, Eric Clapton faz uma versão da música  I Shot The Sheriff, estourando mundialmente. Posteriormente com a saída de Peter e Bunny, os The Weilers passam a se chamar Bob Marley and The Weilers



Á partir de daí, a história do Reggae se confunde muito com a história de Bob Marley. Bob  não foi apenas seu maior ícone e difusor, como também um dos construtores deste gênero. participou da fase de cristalização, Ska e Rocksteady , flertou com o Rhythmblues nos EUA e voltou a Ilha para ajudar a definir a receita clássica que conhecemos hoje; metais, órgãos, percussões, guitarras backing vocals, rastafarianismo, questões sociais, positividade, cores, alegria, paz e amor fraterno. Logo a música Jamaicana influenciaria  cada vez mais a o senário musical mundial e, assim como o Blues, enriqueceria  com sua criatividade outras diversas correntes musicais. Um exemplo é o Punk Rock de Bandas como The Police e The Clach.



Outras super Bandas e cantores solos de Reggae Brilharam nos anos 1970 e nas décadas seguintes.


Alguns mantendo o formato Roots 
e outros buscando um som mais Pop. Dentre esses, podemos destacar  os Jamaicanos The GladiatorsIsrael Vibration,  Inner Circle,  Mighty Diamonds, Gregory Isaacs, Burning Spear ,o Britânico Steel Pulse, e o Costa Marfinês Alpha Blondy entre outros.
















Assim como dentro do  Rock ou do Samba temos o Diversas ramificações, o Reggae possui o Dancehall , Reggamuffin ou Raga.

Precisamos levar em consideração que alguns artistas do Reggae clássico experimentavam ,às vezes, as ramificações, e que  artistas dos segmentos modernos adaptam, às vezes, canções clássicas, e  que alguns caminham livremente entre todas as linhas. Isso faz confundir um pouco o entendimento e a classificação. Podemos caracterizar as canções de Dancehall e de Ragga, pela perda de  características instrumentais e melódicas do Reggae Clássico e a proximidade com  a música mais  sintética e urbanoide.  Sendo que o Dancehhal seria a transição, por ainda manter bandas acompanhando os cantores. O Ragga conta com Djs e a forma de cantar mais falada próximas do Rap.
                        
A Reggae Music surgiu num país de terceiro mundo e caiu no gosto popular do restante do planeta. Seu ritmo contagiante, sua temática fraterna e engajada vinda de um povo sofrido, porém com mensagens positivas, sua construção musical inteligente e popular, podendo ser executada basicamente com baixo, bateria e guitarra, capaz  de agregar elementos dos mais diferentes segmentos musicais sem perder sua identidade, e com mais a ajuda da língua inglesa, fizeram essa música nascida naquela pequena ilha se entranhar nas mais diversas culturas pelos quatro cantos  mundo.

Long Shen Dao

Nenhum comentário:

Postar um comentário